Teoria organísmica.

Autores

  • Patrícia Valle de Albuquerque Lima

Palavras-chave:

Psicologia da Gestalt, teoria organísmica, Kurt Goldstein, teoria da personalidade.

Resumo

Este termo organismo foi empregado originalmente devido à adoção da Teoria Organísmica do neurofisiologista Kurt Goldstein como modelo de referência teórica para a Gestalt Terapia. Kurt Goldstein era um adepto da Psicologia da Gestalt e, apoiando-se sobre a lei de figura e fundo, descrita por esta escola para explicar os processos de percepção no homem, adota esta noção da percepção como uma dinâmica na formação de figuras e fundos para buscar um modelo referencial adequado para tratar da natureza do homem. A preocupação deste teórico e pesquisador era buscar um modelo holístico que pudesse explicar as mudanças de personalidade apresentadas por pacientes que haviam sofrido lesões cerebrais permanentes. Kurt Goldstein não acreditava na possibilidade de entender estes indivíduos dentro de um ponto de vista que valorizasse apenas as mudanças no ambiente (dados sócio-culturais ou geográficos), nem apenas os aspectos meramente físicos de suas doenças (lesões cerebrais). O que ele verificara é que a personalidade total destes indivíduos mudava em função das lesões sofridas, não podendo esta mudança ser entendida apenas como meros reflexos fisicalistas destas lesões.

Biografia do Autor

Patrícia Valle de Albuquerque Lima

Psicóloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1985. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa de Epistemologia da Psicologia Clínica. Meu projeto de doutorado, a ser defendido no ano de 2005, encontra-se nesta mesma linha de pesquisa. Atuei como consultora na área escolar trabalhando em cursos de formação de professores e em dinâmicas de grupo junto ao corpo docente, alunos e pais. Fui professora e coordenadora de estágio em Gestalt terapia na Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). Lecionei a disciplina de Gestalt terapia na UFRJ por dois anos e atualmente estou na UERJ com esta mesma disciplina. Além do ensino e do atendimento na abordagem gestáltica sempre estive envolvida em atividades de divulgação da Gestalt terapia tendo sido sócia-fundadora e membro da diretoria do extinto GT-Rio e organizadora de diversos eventos desta abordagem, destacando o I Encontro Nacional de Gestalt Terapia no Rio de Janeiro e o I Congresso de Gestalt Terapia do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2005-08-05

Como Citar

Lima, P. V. de A. (2005). Teoria organísmica. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/44

Edição

Seção

Artigos