A Noção de Tempo e Espaço na Educação a Distância: A Descentralização do Processo Ensino-Aprendizagem.<br>The Notion of Time and Space in Distance Education: Decentralization of the Teaching-Learning Process.

Autores

  • Paulo J. R. Hospodar UNIRIO

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Superior, Tecnologias da Informação e Comunicação, tempo e espaço na Educação a Distância.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade rever a bibliografia a partir do surgimento da WEB 2.0 no que diz respeito a noção de tempo e espaço no processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância (EaD). A literatura que fundamenta o ensino-aprendizagem a distância orienta para um novo perfil e relacionamento dos atores (professor e estudante) com o surgimento das novas Tecnologias de Informação e da Comunicação (nTICs) , tornando necessário um estudo sobre os impactos deste modelo sobre o sujeito que aprende e o que ensina. O tempo-espaço está para além da ideia de espaço físico e tempo determinado. Essa noção de tempo e espaço tem uma forte representação, ou seja, na noção atemporal da rede, o curso a distância se localiza em um tempo e um espaço.

Biografia do Autor

Paulo J. R. Hospodar, UNIRIO

Graduado em Psicologia na LAUREATE International Universities – UNI-IBMR; Pós-graduado Lato Sensu - Planejamento, Implantação e Gestão da EaD na Universidade Federal Fluminense; Especialista em Gestão estratégica de recursos humanos na Fundação Getúlio Vargas;

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Publicado

2016-02-07

Como Citar

Hospodar, P. J. R. (2016). A Noção de Tempo e Espaço na Educação a Distância: A Descentralização do Processo Ensino-Aprendizagem.<br>The Notion of Time and Space in Distance Education: Decentralization of the Teaching-Learning Process. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 12(23). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/439