Sonho em Gestalt – Terapia Breve: uma vivência no aqui e agora.

Autores

  • Jônatas Dias Teixeira

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, Dramatização do sonho, Escassez de publicação sobre sonhos.

Resumo

Este artigo teve como objetivo explicitar a importância do trabalho com os sonhos em Gestalt-Terapia Breve, tendo Perls (1966) como o precursor dessa área de estudo. Enfatizando como é possível trazer os possíveis conflitos, interiormente vivenciados pela cliente, ao aqui e agora, à realidade atual. Para que assim possa entrar em contato com esses conflitos e dar significado as diferentes partes desses sonhos que, segundo Perls, seriam partes do próprio eu da pessoa. Fez-se isso através da exposição e subseqüente dramatização do sonho de uma jovem, que se submeteu à psicoterapia breve durante dois meses, sendo duas horas semanais. A cliente obteve reflexões muito proveitosas a respeito de sua vida atual e de como agir futuramente. Pôs-se ênfase também na carência não só de material disponível como de práticas, muitas das vezes não publicadas, o que resulta em uma certa escassez de bibliografias baseadas em trabalhos recentes sobre este tema.

Biografia do Autor

Jônatas Dias Teixeira

Comecei a fazer o curso de psicologia em 2001, sou da segunda turma de psicologia da Universidade Paulista de Goiânia, que irá formar no fim deste ano de 2005. Sou monitor da matéria de psicanálise e participo de um grupo de estudo de fenomenologia onde estuda a esquizofrenia sendo revelada através do teste de personalidade Rorschach, coordenado pelo Doutor Rodolfo Petrelli. Tenho apresentado alguns trabalhos em congressos na área de psicologia social também. No início do curso tive mais afinidade com psicologia social e psicanálise. No entanto, é imprescindível que eu diga que após conhecer a Luciana Teixeira Fernandes, mestranda em fenomenologia, minha atual namorada, tive a felicidade de me envolver com estudos na área de fenomenologia e Gestalt. Sendo assim, devo-lhe sinceros agradecimentos. Quero agradecer também a Professora Mestre Maria Aparecida Silva Dias Vieira, que me ajudou em diversos aspectos. Atualmente estou aprofundando em estudos sobre sonhos em Gestalt-Terapia e em psicanálise. Tenho uma mãe, Vênia Dias Teixeira e uma irmã, Karla Teixeira Dias, formadas em psicologia, que também me influenciaram bastante. Temos uma clínica de psicologia chamada Encontro Clínica de Psicologia, na qual estarei atendendo em breve.

Downloads

Publicado

2005-08-05

Como Citar

Teixeira, J. D. (2005). Sonho em Gestalt – Terapia Breve: uma vivência no aqui e agora. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/43

Edição

Seção

Artigos