Percurso da terapia familiar gestáltica no Rio de Janeiro.

Autores

  • Fernanda Teixeira
  • Roberta Domingues

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, terapia de casal e família, história no Rio de Janeiro, história oral.

Resumo

O presente trabalho pretende traçar o percurso da história da terapia familiar de abordagem gestáltica no Rio de Janeiro, delimitando seus contornos e particularidades e avaliando seus reflexos, para a comunidade terapêutica. Para isso, utilizamo-nos especialmente da história oral, colhendo relatos de psicólogos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento desta forma de atuação. A partir deles, buscamos evidenciar o percurso e as transformações que aconteceram no Rio de Janeiro na Gestalt-Terapia até o seu encontro com o atendimento familiar.

Biografia do Autor

Fernanda Teixeira

Psicóloga*, formanda em Gestalt Terapia no IGT e colaboradora da ONG IAPP Conheci a GT inicialmente através da minha experiência pessoal com a terapia gestaltica enquanto cliente. Durante a faculdade tive algumas influencias de professores também Gestalt Terapeutas que busquei como Sandra Salomão e Laura Quadros. No 4º ano de faculdade iniciei o curso de formação em Gestalt Terapia com ênfase no atendimento familiar no IGT(Instituto de Gestalt Terapia). E, no inicio do 5º ano iniciei na ONG IAPP, uma ONG fundamentada na Gestalt Terapia cujo o objetivo é levar a psicoterapia baseada nos princípios da abordagem gestaltica às comunidades carentes. Atualmente estou finalizando o curso de formação em Gestalt Terapia no IGT, atuo em consultório particular e participo do projeto “Criando com os criadores†com crianças no Complexo da Maré na ONG IAPP(Instituto de Atendimento e Pesquisa Psicossocial) . *Formada pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

Roberta Domingues

Formanda da primeira turma do Curso de Formação do Instituto de Gestalt-Terapia e Terapia Familiar, que se encerra neste mês de agosto de 2004, estarei também me graduando em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro neste mesmo período. O interesse pela Gestalt-Terapia surgiu, portanto, ainda na faculdade e enquanto graduanda dei meus primeiros passos na busca pelo meu aprimoramento como gestalt-terapeuta.

Downloads

Publicado

2005-08-05

Como Citar

Teixeira, F., & Domingues, R. (2005). Percurso da terapia familiar gestáltica no Rio de Janeiro. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/42

Edição

Seção

Artigos