Identidade, sexualidade e contemporaneidade.

Autores

  • Irma de Assis

Palavras-chave:

identidade, sexualidade, contemporaneidade.

Resumo

"Sem dúvida, é preciso reconhecer que o pudor, o desejo, o amor em geral têm uma significação metafísica, quer dizer, que eles são incompreensíveis se tratamos o homem como uma máquina governada por leis naturais, ou mesmo um "feixe de instintos", e que eles concernem ao homem enquanto consciência e enquanto liberdade" (Merleau-Ponty) . Vivemos numa sociedade que enquadra o homem em escaninhos, em padrões de comportamentos, submetendo-o a valores sociais, morais e religiosos para defini-lo genericamente, facilitando o surgimento de um viver neurótico. Antes de sermos homem ou mulher, somos seres humanos e, como tal, temos sede de liberdade e sede de pertencer. Existimos sob esses dois aspectos ao mesmo tempo de uma forma inextricável: somos no mundo e somos do mundo. Para ser um corpo sexuado, precisamos, antes, ser um SER. Toda atitude humana precisa e tem um sentido próprio que constrói a identidade de quem a vive e necessita de um discurso pessoal que expresse, através de seus atos e palavras, seus sentimentos e significados mais profundos, capaz de tecer e construir seu próprio discurso afetivo, seu próprio ideal de encontro amoroso entre diferentes seres que somos.

Biografia do Autor

Irma de Assis

Sou uma mistura de raças: italianos, franceses, holandeses, espanhóis e índios brasileiros do nosso nordeste. Todos entraram na confecção desta Pessoa que sou eu. Carrego em mim essa miscelânea de cultura, acrescentada de varias férias em fazenda no Pantanal com os peões, suas histórias, suas tristezas e alegrias traduzidas nas músicas. Em 1968, ingressei na PUC do Rio de Janeiro, para estudar filosofia. Ficava difícil não me envolver com o que estávamos vivendo na época e precisei sair do Brasil por um ano,durante o qual fiz parte de um grupo de estudo sobre Merleau-Ponty,em Munique. Casei, me tornei mãe e aprendi mais do que em todos os meus cursos. Aprendi a ver e entender o outro. Acabei o meu curso, vim para Brasília,fiz Psicologia e encontrei o Cegest e sua comunidade de gestalt-terapeutas, da qual faço parte desde 1985.Hoje, sou parte dele como psicoterapeuta, docente, supervisora. Mas o que até hoje me encanta é encontrar pessoas e caminhar com elas nas suas histórias e vê-las apaixonar-se por elas e continuarem a "escrevê-las na vida".

Downloads

Publicado

2005-08-05

Como Citar

de Assis, I. (2005). Identidade, sexualidade e contemporaneidade. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/41

Edição

Seção

Artigos