Equipe reflexiva, quais as diferenças que criam diferenças?

Autores

  • Marcelo Pinheiro da Silva IGT

Palavras-chave:

Psicoterapia, equipe reflexiva, terapia casal e família.

Resumo

O autor busca conceituar os aspectos que tornam eficaz a técnica utilizada em atendimentos de casais e famílias denominada Equipe Reflexiva e ressalta a convergência que este método tem com a abordagem gestáltica. Neste trabalho o leitor tem acesso aos vídeos das entrevistas realizadas como método de pesquisa.

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro da Silva, IGT

Iniciei a faculdade de Psicologia em 1986 na UERJ. Desde o principio do curso me interessei pela psicologia clínica. A partir de então venho me dedicando a esta prática. Quando ingressei na faculdade a minha primeira paixão foi a Psicanálise, a coerência lógica da teoria me encantava. A medida em que fui aprofundando os conhecimentos na psicologia o modelo psicanalítico foi deixando de me servir. Começou a fazer mais sentido para mim a busca de uma prática clínica na qual o conhecimento do terapeuta fosse utilizado apenas para embasar um pratica facilitadora na construção de um conhecimento pessoal e único do cliente; uma prática na qual os limites entre cliente e terapeuta fosse algo muito bem cuidado, de forma que as crenças do terapeuta não fossem impostas aos clientes. Nessa busca encontrei a Gestalt-Terapia que se encaixou como uma luva para mim. Iniciei em 1989, um estágio em Gestalt com Teresinha Mello da Silveira, o qual mais tarde foi ampliado, transformando-se na minha Formação em Gestalt-Terapia. Participei ativamente do grupo que constituiu o GT-Rio tendo participado da comissão de estudos por 4 anos. Trabalho como psicoterapeuta em consultório particular há13 anos. Em agosto de 2002 constituí o IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar, em parceria com minha esposa, a Psicóloga Márcia Estarque Pinheiro com os objetivos centrais de desenvolvimento e transmissão de conhecimentos ligados à psicoterapia, em especial à Gestalt-Terapia. Desenvolvemos diferentes projetos neste sentido e em 05 de Agosto de 2004 lançamos o primeiro número da revista virtual, a IGT na Rede.

Downloads

Publicado

2005-08-05

Como Citar

da Silva, M. P. (2005). Equipe reflexiva, quais as diferenças que criam diferenças?. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 2(3). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/38

Edição

Seção

Artigos