"Psicologia Clínica entre ênfases e especialismos: a responsabilidade da clínica na formação de psicólogos"<br><br> "Clinical Psychology and emphases between specialisms: the responsibility for the training of clinical psychologists"

Autores

  • Márcia C. Estarque Pinheiro IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Palavras-chave:

Psicologia clínica, Psicólogo, Formação, Academia, Título de especialista

Resumo

Este trabalho visa provocar uma reflexão em relação à situação atual da formação do psicólogo clínico na cidade do Rio de Janeiro. O dilema entre a idealização da formação ampla, generalista que propicia várias oportunidades de articulação e desenvolvimento do psicólogo e a realidade dos últimos 25 anos onde a grande parte dos recém-graduados entra no mercado de trabalho com formação muito aquém do necessário para desenvolver suas atribuições é vista a partir do viés de psicóloga coordenadora de curso de especialização em psicologia clínica certificado pelo CFP no Rio de Janeiro, cidade em que a atual gestão do CRP se mostra claramente contrária ao título de especialista.

Biografia do Autor

Márcia C. Estarque Pinheiro, IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Psicóloga, CRP 05/17.721, especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família na abordagem sistêmica (I.P.U.B. - U.F.R.J.), Gestalt-Terapeuta com experiência em atendimento clínico desde 1992, coordenadora do curso de Especialização em Psicologia clínica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família) sócia fundadora do IGT.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Estarque Pinheiro, M. C. (2012). "Psicologia Clínica entre ênfases e especialismos: a responsabilidade da clínica na formação de psicólogos"<br><br> "Clinical Psychology and emphases between specialisms: the responsibility for the training of clinical psychologists". IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(17). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/360