Gestalt-terapia e Cuidado em Saúde Mental: um diálogo possível e necessário<br><br>Gestalt therapy and mental health care: A dialogue possible and necessary.

Autores

  • Patrícia Bessa Silva

Palavras-chave:

(Gestalt-terapia, Saúde Mental, Humanização do cuidado, Atenção Psicossocial.)

Resumo

O artigo vem expor conceitos pertinentes à Gestalt-terapia, priorizando sua concepção de homem e mundo, o processo dialético saúde/doença e refletindo de que modo seu viés humanista pode contribuir com as práticas de cuidado em saúde mental. Partindo de uma epistemologia, apresentamos as ideias centrais dessa abordagem, traçando um panorama histórico a partir dos pensamentos que a embasaram, e contemplando possíveis contribuições dessa teoria às práxis de cuidado nos novos dispositivos de atenção psicossocial. Para tanto, levamos em consideração o novo enfoque dado pela Reforma Psiquiátrica ao paradigma da saúde mental e as novas modalidades de cuidado preconizadas por ela. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo, realizada através de pesquisa bibliográfica na literatura de base da Gestalt-terapia e produção teórica na área da saúde mental. Os resultados indicam que o diálogo entre Gestalt-terapia e cuidado em saúde mental, além de possível é necessário, visto essa abordagem trazer as noções de singularidade, liberdade e responsabilidade para a relação homem/mundo, ideias também preconizadas no novo paradigma de cuidado em saúde mental.

Biografia do Autor

Patrícia Bessa Silva

Psicóloga (UNIFOR), Pós-graduanda em Saúde Mental (UECE); Formação em Gestalt-terapia (IGC); Formação em Gestalt-terapia com crianças e adolescentes (CGF); Formação em Recursos Técnicos em terapia individual e grupal (CGF); Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos; Psicóloga do CRAS.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Bessa Silva, P. (2012). Gestalt-terapia e Cuidado em Saúde Mental: um diálogo possível e necessário<br><br>Gestalt therapy and mental health care: A dialogue possible and necessary. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(17). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/336