A morte do pai e o declínio da função de professor<br><br>The father´s death and the decline of the function of teacher

Autores

  • Antônio Eustáquio Ferreira e Denise Teles Freire Campos Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Noção de pai, castração e função paterna.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão acerca de alguns aspectos que contribuíram para a “morte” do pai e o declínio da função de professor. Analisamos os fatores que influenciaram as transformações na constituição da noção de pai em Freud, na construção do conceito de função paterna em Lacan, e o reflexo disso no lugar ocupado pelo professor enquanto operador simbólico da Lei. Explicitamos os efeitos produzidos nas relações entre professores e estudantes nas instituições educacionais. O trabalho propõe explicitar como o professor, enquanto operador simbólico da Lei ocupa o lugar do pai e também perde sua função. Esta investigação é resultado de estudo bibliográfico envolvendo a noção de pai, de castração, dos nomes-do-pai e o conceito de função paterna. Finalizamos explicitando como os fenômenos acima elencados foram enfraquecendo e confundindo o simbolismo paterno e refletiram no declínio da função de professor.

Biografia do Autor

Antônio Eustáquio Ferreira e Denise Teles Freire Campos, Universidade Católica de Goiás

Natural de Belo Horizonte MG. Infância em Brasília. Estudos em Brasília até Mestrado. Inicio após os 30 anos de idade com dificuldades. Mudança para Goiânia e continuidade nos estudos (Doutorado). Graduado em Filosofia, licenciado também em Historia e Sociologia. Mestrado e Doutorado em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2012-07-22

Como Citar

Teles Freire Campos, A. E. F. e D. (2012). A morte do pai e o declínio da função de professor<br><br>The father´s death and the decline of the function of teacher. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 9(16). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/323