A Abordagem Gestáltica na universidade: desafio, construção, possibilidades...<br><br>Gestalt approach at the University: challenge, construction, possibilities...

Autores

  • Eleonôra Torres Prestrelo UERJ
  • Laura Cristina de Toledo Quadros UCL/UERJ

Palavras-chave:

have, abordagem gestáltica, universidade, visão de mundo, educação.

Resumo

A universidade se constitui como um lugar de transmissão do conhecimento envolvido na tradição positivista, o que restringe o espaço para criar, privilegiando-se mais o saber instituído em detrimento de novas possibilidades. Dessa forma, atuar inspirada numa abordagem de vanguarda e considerada “alternativa”, constitui-se num desafio e, por que não dizer, numa ousadia, já que falamos, aqui, do lugar de representantes dessa abordagem na universidade. Consideramos nosso lugar na academia a marcação política de um espaço necessário e indispensável para a possibilidade de uma mudança de visão de mundo. Nos propomos, então, a apresentar a essa comunidade uma outra forma de compreender o mundo através da Abordagem Gestáltica. Embora esta seja mais conhecida como uma abordagem psicoterapeutica, é muito mais que isso, se constitui, como seu próprio criador Fritz Perls ressaltava, uma forma de apreensão do mundo, de entendimento da realidade em que vivemos e é seguindo essa premissa que temos nos colocado.

Biografia do Autor

Eleonôra Torres Prestrelo, UERJ

Eleonôra Torres Prestrelo (CRP 05/7449) Psicóloga; Gestalt-terapeuta; mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC; Especialização em Métodos de Pesquisa em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ); Especialização em Psiconcologia pela Sociedade Brasileira de Psiconcologia; Terapeuta Comunitária; Professora Assistente e Supervisora de Estágio Especializado em Gestalt-Terapia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Coordenadora do Projeto de Extensão: " Laboratório Gestáltico - perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial"; Coordenadora do Núcleo de Extensão do IP/UERJ.

Laura Cristina de Toledo Quadros, UCL/UERJ

Doutoranda do Programa de psicologia Social da UERJ; Coordenadora da Especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Gestalt-Terapia do Centro Universitário Celso Lisboa; Professora Substituta do Instituto de Psicologia/UERJ; Vice-coordenadora do "Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial".

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Torres Prestrelo, E., & de Toledo Quadros, L. C. (2011). A Abordagem Gestáltica na universidade: desafio, construção, possibilidades.<br><br>Gestalt approach at the University: challenge, construction, possibilities. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 8(15). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/314