Disfunção de desejo ou interesse sexual: Um olhar estáltico<br><br>Sexual desire or interest disorder: a Gestalt perspective

Autores

  • Fabiana Silveira Dutra Pessanha Marinha do Brasil

Palavras-chave:

Disfunções Sexuais, Frigidez, Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo, Disfunção de Desejo ou Interesse Sexual, Gestalt-Terapia.

Resumo

Ao considerar a sexualidade como um aspecto de grande relevância da saúde global do ser humano, buscou-se com esta monografia conhecer como ocorre a forma de expressão da sexualidade feminina, focalizando a Disfunção de Desejo ou Interesse Sexual por esta ser muito frequente, comprometer o subsequente funcionamento sexual da mulher e do casal e por sua origem derivar de uma variedade de fatores altamente sensíveis ao tratamento psicoterápico. Nesta perspectiva, a presente monografia teve o intuito de expandir os conhecimentos teórico-metodológicos existentes sobre a Disfunção de Desejo ou Interesse Sexual a partir de uma discussão introdutória deste tema sob a ótica da Gestalt-Terapia, objetivando viabilizar uma maior qualificação do gestalt-terapeuta para atuar no acompanhamento de mulheres e/ou casais que apresentam tal queixa. Para tanto, sua construção se deu da seguinte forma: inicialmente investigou-se a ocorrência da função e das disfunções sexuais humanas através de um consistente levantamento bibliográfico; tentou-se aproximar da Disfunção de Desejo ou Interesse sexual, discutindo os fatores que influenciam seu desenvolvimento e manutenção e seu diagnóstico; em seguida, buscou abordar tal disfunção sob a perspectiva da Teoria de Campo e de alguns dos conceitos fundamentais da Gestalt-Terapia (Self, Awareness e Contato), sinalizando alguns caminhos para intervenção psicoterápica em Gestalt-Terapia com mulheres e/ou casais que apresentam tal queixa. Finaliza tecendo algumas considerações sobre o que fora discutido até então, reforçando seu caráter introdutório e a necessidade do desenvolvimento de estudos mais aprofundados nesta área.

Biografia do Autor

Fabiana Silveira Dutra Pessanha, Marinha do Brasil

Psicóloga formada pela UFRJ. Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRJ) e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (FioCruz). Orientadora Profissional. Psicóloga da Marinha do Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Pessanha, F. S. D. (2011). Disfunção de desejo ou interesse sexual: Um olhar estáltico<br><br>Sexual desire or interest disorder: a Gestalt perspective. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 8(15). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/307

Edição

Seção

Artigos produzidos a partir de monografias