Gestalt-terapia e corpo: uma revisão literária<br><br>Gestalt therapy and body: a literature review
Palavras-chave:
Corpo, Saúde-DoençaResumo
RESUMO Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a Gestalt-terapia e o corpo. Serão abordados três escopos principais: as definições acerca do conceito de corpo; bem como o quanto esse fenômeno corpo influencia no processo de saúde-doença sendo que dentro deste eixo estuda-se ainda os sintomas fazendo face ao conceito de ajustamentos criativos, tema de suma importância nessa abordagem; cita-se ainda, pontualmente técnicas de trabalho com o corpo como forma de facilitar o processo de awareness. Assim fez-se uma revisão de literatura, buscando em livros, artigos, sites o máximo de informação possível a respeito do delimitado tema. Esta revisão é de importância ímpar tanto teórica quanto tecnicamente, uma vez que se têm poucos escritos acerca do tema corpo e certo alarme quanto à utilização das técnicas. Dentre as mais diversas definições de corpo maior ênfase foi dada à extraordinária capacidade do mesmo de se auto-regular, buscar a melhor forma de estar-no-mundo a cada momento. Descreve-se também uma nova configuração do termo sintoma, este agora é visto como algo „bom‟, posto que agora é visualizado como ajustamento criativo, mesmo que disfuncional, nisso incide uma grande sabedoria. Assim o corpo é condição única e indispensável para a existência do ser e está intrinsecamente participando do equilíbrio da homeostase desse mesmo ser. Outro ponto importante é no que tange às técnicas corporais, os experimentos em Gestalt-terapia; não se busca em momento algum criticar o porquê da não utilização das técnicas, mas sim indagar a respeito dessa questão, e expor essas técnicas como um meio a se chegar a awareness, uma vez que a forma de awarenes mais total é a corporal. Portanto o trabalho com o corpo em psicoterapia é rico, imenso, único, indispensável.Publicado
2011-12-15
Como Citar
Lombello Contrera da Silva, M., & Oliveira de Alencar, S. (2011). Gestalt-terapia e corpo: uma revisão literária<br><br>Gestalt therapy and body: a literature review. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 8(15). Recuperado de https://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/291
Edição
Seção
Artigos produzidos a partir de monografias
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir domaterial, não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.