Os ajustamentos criativos no desenvolvimento infantil: uma visão gestáltica<br><br>Creative adjustments in child development: a Gestalt review

Autores

  • Gisele Peruzzo Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande/MS

Palavras-chave:

“ajustamento criativo”, “gestalt-terapia”, “desenvolvimento infantil”, “ajustamento criativo funcional”, “ajustamento criativo disfuncional”.

Resumo

O presente trabalho pretende estudar, através de uma revisão bibliográfica, os ajustamentos criativos no contexto do desenvolvimento infantil. O trabalho tem o intuito de conceituar o termo ajustamento criativo identificando sua epistemologia assim como sua evolução histórica. Pretendemos ainda, com este estudo, conhecer mais sobre as questões patológicas e saudáveis dos ajustamentos criativos que nada mais são do que uma forma de satisfação das suas necessidades mais urgente, que foi possível a criança no momento. Assim seremos capazes de identificar e trabalhar com a função exercida por estes ajustamentos no processo de crescimento da criança e perceber o quanto são importantes nesta fase. Por meio do presente estudo entraremos em contato com uma visão gestáltica do desenvolvimento infantil. Pois temos também o objetivo, de conhecer melhor o mundo da criança para que assim possamos aprimorar as formas de trabalho da psicoterapia com crianças. Partindo sempre do princípio de que o indivíduo é um eterno vir a ser e sua vida uma alternância de ajustamentos criativos.

Biografia do Autor

Gisele Peruzzo, Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande/MS

• Graduada em Psicologia-formação de psicólogos. UCDB, conclusão em 2010. • Cem horas de estágio supervisionado na ala de psiquiatria da Santa Casa – Campo Grande-MS, no ano de 2008. • XXI e XXII Encontro das abordagens terapêuticas humanistas e fenomenológicas- Marília-SP, 2009/ 20 horas; 2010/20 horas. • XIII Encontro Paranaense, VIII Congresso Brasileiro e II convenção Brasil-latino/America de psicoterapias corporais. Curitiba-PR, 2008. • Curso sobre Direitos Humanos e Cidadania – 40 horas- Campo Grande-ms, 2009. • Grupo de estudos em psicoterapia infantil, com duração de 50 horas – Campo Grande-MS, 2009/2010. • Grupo de estudos “Teórico-prático em Gestalt-terapia com crianças”, com duração de 46 horas – Campo Grande-MS, 2010. • Workshop “Gestalt-terapia com crianças, teoria e prática” ministrado pó Luciana Aguiar, com duração de 15 horas – Campo Grande-MS, 2010.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Peruzzo, G. (2011). Os ajustamentos criativos no desenvolvimento infantil: uma visão gestáltica<br><br>Creative adjustments in child development: a Gestalt review. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 8(15). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/288

Edição

Seção

Artigos produzidos a partir de monografias