O "Aqui e Agora" no Mundo Corporativo <br><br>The "right here and now" in the corporative world
Palavras-chave:
comunicação, mundo corporativo, empresa, introjetivoResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre como o mundo corporativo age sobre as pessoas. De forma intensa, e auxiliado pelos diversos veículos de comunicação disponíveis, este meio muitas vezes é bem sucedido ao se impor como figura e aos poucos (ou não) vai levando o indivíduo a se desconectar de si mesmo. Este ciclo interminável de atendimento a demandas e interesses de outros como se fossem dele aturde-o e o desindentifica do seu si-mesmo, levando-o a trabalhar em favor de um si-mesmo introjetado com comportamento e discurso convenientes ao mundo corporativo em geral. Minhas observações a cerca deste processo me levaram a propor dois estereótipos e por fim um terceiro, o que em linhas gerais acredito irá ajudar na visualização e no entendimento do tema proposto. Acho importante ressaltar que tudo que expresso neste artigo é fruto de minhas observações, realizadas ao longo de 15 anos de vivência corporativa; não havendo, portanto consulta a bibliografia específica ou trabalho de base científica. Espero com este artigo promover algum debate que leve a aprofundar este tema, tão extenso e com uma, ainda pouco explorada, área de pesquisa e trabalho.Publicado
2009-10-16
Edição
Seção
Artigos