Perda do sentido da vida resultando na desistência de viver.

Autores

  • Maria de Fátima Scaffo

Palavras-chave:

suicídio, gestalt-terapia, graduação

Resumo

Este artigo apresenta o início do longo caminho a ser percorrido na busca de maior compreensão do fenômeno suicídio na concepção Gestáltica. Investigando o método fenomenológico e a Abordagem Dialógica, nesta etapa inicial, reforçamos nossa compreensão de ser-no-mundo, desejoso de aceitação, reciprocidade e auto-compreensão. Analisando as causas mais freqüentes e o alto índice de tentativas de suicídio que lograram êxito, reafirmamos nossa convicção de que a Gestalt-terapia tem muito a contribuir em relação a esta temática.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Scaffo

Gestalt-terapeuta, Mestre em Psicologia Social (Universidade Gama Filho); Especialista em Psicologia Social (CRP/RJ); Profª Pesquisadora, Supervisora Clínica e Orientadora de Monografia – FAMATH (Faculdades Integradas Maria Thereza); Membro da Comissão de Controle Interno do CRP/RJ e do Instituto Carioca de Gestalt-terapia; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação da Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro e Psicóloga do Opção – Centro de Desenvolvimento da Qualidade de Vida – Niterói; Idealizadora e Coordenadora Geral do I e II Encontro de Gestalt-terapia de Niterói/RJ.

Downloads

Publicado

2006-08-29

Como Citar

Scaffo, M. de F. (2006). Perda do sentido da vida resultando na desistência de viver. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(5). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/2

Edição

Seção

Artigos