O corpo como agente saudável e mensageiro dos conflitos psíquicos em uma perspectiva gestáltica.

Autores

  • Marina Guimarães
  • Crístian Sumaia Abboud van der Broocke

Palavras-chave:

contato, corpo, gestalt-terapia

Resumo

Este artigo consistiu em uma contribuição para a atuação do gestalt-terapeuta. Foi descrita a importância de entrar em contato com o corpo-cliente e o corpo-psicoterapeuta, teve também como objetivo ampliar os conteúdos do cliente. Ter abordado o corpo significou reconhecer o funcionamento integrado mente/corpo, mediante o exercício do contato e da awareness, resgatando o funcionamento saudável do cliente. Foi fundamental para a ação do gestalt-terapeuta valorizar o corpo do cliente como instrumento e forma de acesso ao eu verdadeiro em suas relações. O psicoterapeuta necessitou estar atento ao discurso do cliente, identificando o que ele fala como fala, o que quer e como seu corpo evidencia suas emoções uma vez que o contato e o reconhecimento do mundo são feitos por intermédio do corpo. Na prática clínica do gestalt-terapeuta estavam presentes a vivência corporal concreta, individual e original do cliente.

Biografia do Autor

Marina Guimarães

Psicóloga, Gestalt-terapeuta e especializando em Terapia de criança, casal e família: A Abordagem Gestáltica dos Sistemas Íntimos, também pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT).

Crístian Sumaia Abboud van der Broocke

Psicóloga, Gestalt-terapeuta pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT).

Downloads

Publicado

2006-08-29

Como Citar

Guimarães, M., & van der Broocke, C. S. A. (2006). O corpo como agente saudável e mensageiro dos conflitos psíquicos em uma perspectiva gestáltica. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(5). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/16

Edição

Seção

Artigos