Pacientes Fora de Possibilidades Terapêuticas Atuais: uma abordagem estratégica.

Autores

  • Monica Aparecida de Oliveira Pinheiro

Palavras-chave:

Pacientes Fora de Possibilidades Terapêuticas Atuais, psicoterapia Estratégica, psicologia hospitalar, pacientes oncológicos, câncer.

Resumo

O presente trabalho consiste numa dissertação teórica, a qual se fará através de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre pacientes fora de possibilidades terapêuticas atuais tendo como abordagem terapêutica a psicoterapia estratégica. Abordar-se-á mais especificamente o trabalho com pacientes portadores de câncer, em estágio avançado da doença. O trabalho se estenderá também aos familiares por se considerar serem estes de grande relevância já que também sofrem o impacto da possibilidade da perda de um ente querido com as conseqüentes influências psicológicas e emocionais decorrentes do processo de luto. A equipe multidisciplinar também será tema de discussão na presente dissertação, considerando o impacto emocional produzido pelo trabalho com pacientes fora de possibilidades terapêuticas atuais, onde estes profissionais se encontram permanentemente em contato com as vivências da doença e da morte. Serão também abordados os modos de relação que se estabelecem entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares, tratando assim, dos diversos aspectos que envolvem as vivências do adoecer, tratamento e hospitalização de pacientes oncológicos fora de possibilidades terapêuticas atuais.

Biografia do Autor

Monica Aparecida de Oliveira Pinheiro

Psicóloga clínica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo como abordagem a Psicoterapia Estratégica. Formação em hipnose clínica pelo IBH (Instituto Brasileiro de Hipnose). Especializanda em psicologia clínica do Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar. Practitioner em PNL do Núcleo Pensamento e Ação (formanda). Atualmente atuando na FCM/UERJ – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo autora do Projeto Pediatria: Fundamentando a Práxis Médica na Humanização e Integralidade do Atendimento à Criança Hospitalizada.

Downloads

Publicado

2007-08-29

Como Citar

Pinheiro, M. A. de O. (2007). Pacientes Fora de Possibilidades Terapêuticas Atuais: uma abordagem estratégica. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(4). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/119

Edição

Seção

Artigos produzidos a partir de monografias