Gestalt-terapia hoje.

Autores

  • Selma Ciornai Instituto Gestalt de São Paulo

Palavras-chave:

Congresso Internacional de Gestalt-terapia, gestalt-terapia, parábola dos potes de barro.

Resumo

Palestra plenária proferida no Congresso Internacional de Gestalt-terapia realizado em Querétaro, México em 2005. Este texto foi publicado em sua versão original em espanhol na revista "Figura-Fondo", publicação do Instituto Humanista de Psicoterapia Gestalt, México D.F. Neste artigo Selma Ciornai reflete sobre a Gestalt terapia na atualidade. A autora faz contrapontos entre as abordagens psicoterápicas e os contextos sócio-econômicos nos quais estas surgem e se aplicam.

Biografia do Autor

Selma Ciornai, Instituto Gestalt de São Paulo

SELMA CIORNAI (CRP 06/55380-3) - Doutora em Psicologia Clínica pelo Saybrook Institute, EUA (título validado pela USP) , Mestre em Arteterapia (Califórnia State University) com graduação em Ciências Humanas (Sociologia/Antropologia) pela Universidade de Haifa . Gestalt terapeuta formada pelo San Francisco Gestalt Institute,, EUA (1978-81), teve como professores Gestalt terapeutas de renome como Frank Rubenfeld, Abe Levitsky, Cynthia Sheldon, Jack Downing, Jerry Kogan, Joe Cahmi e Stephen Schoen . Neste período teve também a oportunidade de participar de workshops com Gestalt terapeutas ligados a ouros institutos e que marcaram a história da Gestalt Terapia como Laura Perls, Isidore From, Jim Simkin, Richard e Christine Price, Gideon Schwartz, Robert Martin, Janie Rhyne etc ) participando também de vários cursos e workshops com terapeutas de outras abordagens (Terapia Familiar, Psicodrama, Terapias Corporais, Hipnose Eriksoniana, Mitologia Pessoal etc). De volta ao Brasil em 1983, logo foi convidada a participar da equipe docente do Curso de Especialização em Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae, SP, onde lecionou por mais de 10 anos. Em 1989 fundou o curso de Arte Terapia/Abordagem Gestáltica (no mesmo instituto), onde leciona até hoje, sendo pioneira nesta área no Brasil. Em 2001, junto com Myrian Bove Fernandes e Luiz Lillienthal fundou o Instituto Gestalt de SP onde atua como membro da equipe docente e da Coordenação Científica e de Cursos . É autora do livro “Da Contracultura à Menopausa: Vivências e Mitos da Passagem†(fruto da pesquisa fenomenológica que realizou como tese de doutorado, através de workshops de orientação Gestáltica com mulheres nesta faixa etária), tendo desde então coordenado grupos sobre temas afins. Organizadora do livro "Gestalt terapia, Psicodrama e Terapias Neo-Reichianas: 25 anos Depois" e coordenadora e co-autora da série “Percursos em Arteterapiaâ€, é autora também de vários artigos publicados no Brasil e no exterior nas áreas da Gestalt Terapia e Arteterapia, tendo trabalhos publicados no The Gestalt Journal (1995), The Gestalt Review (1998, 1999), Cahiers de Gestalt Therapie (1999, 2003) e Figura-Fondo (2006). É membro do corpo editorial das revistas Gestalt Review (EUA), Revista Latina de Gestalt Terapia (ES), e, no Brasil, da Revista de Gestalt e da revista Sampa-GT Participante de vários congressos nacionais e internacionais de Gestalt, e professora convidada em outros institutos brasileiros, foi uma das iniciadoras da gt-latina, rede de intercâmbio entre Gestalt terapeutas latino americanos na Internet. Como psicoterapeuta atende jovens, adultos casais e grupos em consultório particular.

Downloads

Publicado

2007-08-29

Como Citar

Ciornai, S. (2007). Gestalt-terapia hoje. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 3(4). Recuperado de http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/116

Edição

Seção

Artigos