A utilização do atendimento em equipe no treinamento de gestalt-terapeutas.<br><br>The use of the team attendance in the training of gestalt-therapists.

Autori

  • Marcelo Pinheiro IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Parole chiave:

Gestalt-Terapia, treinamento, terapia familiar, formação, especialização, psicologia clínica, atendimento em equipe, equipe reflexiva.

Abstract

Neste trabalho busco discutir a riqueza do atendimento de famílias em equipe como método de treinamento de gestalt-terapeutas, especialmente no que se refere a um aspecto fundamental neste processo que é a possibilidade de facilitar que os alunos construam suas identidades enquanto psicoterapeutas com este referencial. Para tanto inicialmente defino o que é Gestalt-Terapia, sublinho alguns aspectos fundamentais no treinamento de profissionais nesta abordagem, cito as principais estratégias utilizadas neste tipo de treinamento e descrevo a metodologia utilizada no curso “Especialização em Psicologia Clinica - Gestalt-Terapia (Individuo Grupo e Família)” ministrado no IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar. A partir desta base busco compartilhar minha experiência com o uso do atendimento em equipe, e em especial com a utilização do método reflexivo no treinamento de terapeutas no referencial gestáltico.

Biografia autore

Marcelo Pinheiro, IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar

Psicólogo Marcelo Pinheiro CRP nº 05/16.499 Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família (ITF-RJ), especialista em psicologia organizacional, coordenador do curso "Especialização em Psicologia Clinica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família)", sócio-fundador do IGT-Rio.

Pubblicato

2007-02-27

Come citare

Pinheiro, M. (2007). A utilização do atendimento em equipe no treinamento de gestalt-terapeutas.<br><br>The use of the team attendance in the training of gestalt-therapists. IGT Na Rede ISSN 1807-2526, 4(6). Recuperato da http://igt.psc.br/ojs3/index.php/IGTnaRede/article/view/108