MR 01: O ENSINO DA GESTALT-TERAPIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
Resumo
MR 01: O ENSINO DA GESTALT-TERAPIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO Nilton Julio de Faria Maria de Lourdes Kato Thats Baungart A Gestalt-terapia, por muito tempo, foi desconsiderada pelo meio acadêmico sob as mais diferentes justificativas. Uma delas era a de que sua teoria carecia de cientificidade. Talvez pela impetuosidade com que Perls, um de seus fundadores a colocava em prática, a Gestalt-terapia foi considerada, também, uma prática desenvolvida por alguns alucinados, descontentes e inábeis para se fazer psicologia com os instrumentais criados até a década de 1970. O meio acadêmico, até este período, tinha o ensino e a pesquisa referenciados em dois modelos teóricos aceitáveis como científicos: o comportamentalismo e a psicanálise. Raros eram os cursos que introduziram o modelo chamado humanista, muita vez por meio da Abordagem Centrada na Pessoa e, ainda assim, como disciplina optativa. Com a abertura política vivida a partir de 1979 e o “boom” universitário assistido nesta década, possibilitou ao ensino de graduação a abertura para o ensino de sistemas teóricos ou ideologias que haviam sido banidos das salas de aula e dos laboratórios de pesquisa. A década de 1980 foi o cenário no qual o conteúdo da Gestalt-terapia passou a ser ensinado em algumas das disciplinas engessadas do Currículo Mínimo de 1962. De conteúdos de disciplinas a componentes curriculares foram,pelo menos, duas décadas de construção, por todo o Brasil, daqueles que se empenharam no ensino, na pesquisa e na difusão da Gestalt-terapia. A presente Mesa tem por objetivo relatar e discutir a condição atual de inserção da Gestalt-terapia em cursos de graduação, sob a perspectiva de três gestalt-terapeutas e de três instituições de ensino distintas e, ainda, sob três perspectivas diferentes. Um deles discorrerá sobre o ensino de Grupos de Crescimento Psicológico na disciplina de estágio em psicologia social. Entende-se por Grupo de Crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal, no qual os participantes podem refletir e discutir, junto com o grupo, sobre questões relacionadas às experiências vividas no contexto social.Outro enfocará o ensino da gestalt-terapia articulado com as políticas de saúde, em especial por meio do estágio supervisionado em clínica ampliada, relacionando o princípio de integralidade do Sistema Único de Saúde com alguns conceitos da Gestalt-terapia, depreendendo daí uma compreensão do processo de constituição da subjetividade e do binômio saúde/doença. O terceiro trata do ensino da gestalt-terapia em curso de graduação de nutrição. Os conhecimentos psicológicos, cada vez mais, têm contribuído com outros campos do saber, principalmente, na área da saúde e saúde mental, possibilitando uma interface que enriquece a ambos. Com base nos conceitos básicos da Abordagem Gestáltica elabora-se uma articulação com a Nutrição, de forma a se compreender o indivíduo como um sistema. Estes fazeres são alguns exemplos da consolidação do ensino de Gestalt-terapia nos cursos de graduação de psicologia e outras áreas da saúde e/ou educação, consolidando, por conseguinte, a concepção de homem e o método gestáltico.Downloads
Publicado
2014-09-19
Edição
Seção
Mesas-redondas